Saturday, July 11, 2015

.:criando filhas:.

"Nós criamos os filhos para o mundo. "

Todas as mães têm suas máximas de sabedoria popular, essa é uma das minhas preferidas. Minha mãe a usava frequentemente, mas comecei a entender melhor a verdade nas palavras depois que minha filha nasceu.


Qual é o jeito certo de criar um filho? Educar sem
ser tirano, encorajar e desafiar sem ser imprudente, acompanhar sem ser invasivo. A linha onde se caminha é tão delicada e as sutilezas tão ínfimas que se questionar como pai e educar é uma tarefa quase impossível.

Cada pai ou mãe presente sabe os limites dos próprios filhos, e como guiar o superamento de tais limites para que o filho cresça. Isso é possibilitar o despertar da autonomia, é infundir auto - confiança. Permitir que ocorram erros e que se aprenda com eles torna o filho mais independente, observador, e livre.

A frustração de uma falha é essencial, e a perseverança que se segue mostra que a vida não é um presente, é uma conquista. Cada passo, cada experiência, acrescenta uma bagagem insubstituível na vida de qualquer um, exponencialmente maior na vida de uma criança. Eles estão começando a encher as malas, nosso dever como pais não é preencher a bagagem para eles, mas abrir possibilidades. Apresentar opções que sejam úteis e valiosas, e acima de tudo, que surjam de forma leve.

Esse é o ponto onde discordo de muitos pais : as crianças devem saber as coisas. Não acredito que "proteger" os filhos de situações difíceis seja benéfico para eles. Os medos, os preconceitos não são deles, eles estão prontos para abraçar a vida na sua totalidade, essas limitações são minhas e tuas. Se a criança aceita erro e responsabilidade como algo natural, ela não vai escapar e morrer de medo se sujar as roupas brincando ou comendo, ela vai dizer "não tem problema, acontece. Te ajudo a limpar ".

Os meios para trazer o mundo a uma realidade mais tangível são muitos. O meu preferido são histórias. Um olhar atento permite usar a realidade das crianças para que eles entendam a nossa realidade, porque no final, ambas são as mesmas. Saber olhar o mundo de modos diferentes, saber se acalmar e pensar na melhor solução.

São tantas as coisas que pensamos importar para que os filhos cresçam bem que às vezes nos julgamos não ser à altura. achamos que negligenciamos algum ponto imprescindível, o que é de certa forma tolo.

Por isso hoje passo aqui para deixar a mim mesma  a minha máxima, que a esse ponto já deve estar gravada a ferro e fogo na cabeça da minha filha:
"não tem problema se você errou, quer dizer que você está aprendendo. O importante é fazer sempre o melhor que você pode. E praticar, porque você é capaz, só precisa do teu próprio tempo."


No comments:

Post a Comment