Monday, September 28, 2015

.:carta à minha filha:.

Dificil pensar em todos os percursos, todas as coisas que podem acontecer na vida de alguém. Dificil nao, impossivel. Tanto que nao sei o que voce devera aprender na sua caminhada, assim conselhos se tornam inuteis. O que eu deveria aprender no meu caminho nao sao as coisas que voce tera que enfrentar. Mas algo tenho a dizer, e para mim, se voce esquecer todo o resto e lembrar dessa minima frase, estarei tranquila, assim vou saber que o que vier voce podera olhar de frente e trilhar sua estrada.

"Mude, mas mude por voce, mude se precisar para que ame sempre quem voce é."

Simples. As mudanças sao necessarias, mas elas vem da tua necessidade. Voce muda para se tornar alguem de quem possa se orgulhar, voce muda para se amar mais, voce muda para ser feliz. No final das contas a unica coisa que voce sempre vai ter é si mesma. Cuide desse presente, do seu eu, é precioso e unico. Ninguem alem de voce vai saber como é e quanto vale. Apenas voce conhecera o teu percurso, e podera saber o que te faz feliz.

E que grande erro quando se muda para se encaixar. Nao se engane, voce nao precisa preencher moldes sociais, voce nao tem um papel definido. Voce é o que quiser ser, voce é alguem que deve ser mais importante que todo o resto para voce. Preserve a tua essencia. é facil se deixar levar por obrigaçoes, mudar para exercer papeis que a sociedade espera de ti. O risco é se perder nessas mudanças, fazer com que nao reste muito do que voce reconhece como si mesma. A dor de se descobrir presa num emaranhado de laços, enclausurada na vida de outra pessoa que nao se parece nada com voce. Dividir o corpo com uma mulher que voce olha com desdem ao inves de admiraçao. Voce pode ser o que quiser, desde que antes de tudo ame quem voce é, e onde voce esta.

Torne-se a pessoa em quem voce pode confiar, e cuide de si mesma. Se ame! mais que a qualquer outra pessoa, ame a si mesma. Nao mude por amor, nao tente moldar a si mesma para se adaptar. Voce é voce. E assim deve ser. Voce pode mudar por amor, enquanto voce se reconhecer e gostar do que voce se tornar. Ah, mas perder de vista o que te faz feliz é uma cilada que chega desanunciada, sorrateira. O amor dura enquanto voce se ama. Sem dar atençao a essa simples verdade voce vai descobrir que sem amar voce, nao vai sobrar amor para ninguem, nao importa o quao importante essa pessoa seja. Nao se perca de vista, nao se anule, seja quem voce quer ser e ame quem voce é. No final é isso que importa, assim voce nao vai precisar se perguntar um dia: "Onde foi parar todo aquele amor?"

1 comment: