Wednesday, July 22, 2015

.:aquele sobre as neuras:.

*fotos gratuitas nao conectadas em algum modo ao post.

talvez todos tenhamos uma neura (ou varias em alguns casos), principalmente quando se trata de segurança. Tem gente que tem neura de pega-ladrao, outros de rede para gatos, mais alguns de produtos de limpeza e tomadas ao alcance de crianças. A maioria das minhas neuras sao aparentemente justificadas, mas uma que me criticam sempre é o meu modo de transitar com veiculos de rodas.

eu sei as leis do transito. sei que se o sinal esta verde posso passar sem problemas, sei que posso abrir a porta do carro se està do lado da calçada sem risco de pegar um ciclista, sei que se estou numa rua principal a precedencia é minha e nao tenho que me preocupar em cruzamentos. eu sei disso tudo, mas nao confio. por que nao? porque o mundo esta cheio de idiotas. EU sei disso tudo, mas de repente o average joe la da esquina nao sabe, e vai causar danos.

toda vez que eu estou dirigindo com a familia no carro ouço a mesma frase do motorista oficial se repetindo: "voce sabe que tem a preferencia, que nao precisa reduzir, nao sabe?". depois de um tempo dizendo "eu sei, mas minha filha esta no carro, nao custa redobrar os cuidados, meus reflexos nao sao tao bons, blah blah blah" passei a so sorrir e acenar com a cabeça.

sigo o mesmo conceito andando de bicicleta. a diferença é que sozinha eu sigo as regras e paciencia, com a pequena na cadeira a atençao é dobrada porque se cairmos ela se machuca, e muito. e sim, tenho plena consciencia que me envolvo nos acidentes de bicicleta/mobilete mais ridiculos do mundo: ir contra um jardim para nao atropelar uma lagartixa? check. Bater numa arvore porque um sapo cruzou a estrada na minha frente? check. me arrastar no muro de uma casa por causa de uma ultrapassagem mal calculada? check. mas com a pulga na garupa essas coisas nao acontecem.

quem me ve passar sozinha e com ela atras pensa que sao duas pessoas completamente diferentes pelo modo de transitar. sozinha estou sempre correndo. SEMPRE. nao importa se tenho tempo. é mais divertido. se ela esta atras vou devagar, conversando e cantando para ela me responder e eu ter certeza de que ela està bem. Normalmente vamos à escola por um caminho que nao é a ciclovia. isso porque acho mais seguro, maior visibilidade nos cruzamentos e a responsabilidade de parar no "stop" é nossa, e nao de um outro alguem. a desvantagem é que nao tem sombra.

Hoje eu precisava de sombra, logo, mudamos caminho e fomos pela ciclovia. diz a lei que se estou na ciclovia, na rua principal, quem deve desembocar na via onde estou deve parar no cruzamento e olhar antes de entrar na mesma. Agora, todos sabemos que nao existem so carros na rua, e que uma ciclovia permite que as bicicletas passem nos dois sentidos mesmo em ruas de mao unica. todos sabemos, mas a iguana inconsequente que cruzou nosso caminho hoje nao usou o que sabia. esse ser desprovido de senso imaginou que pela principal ser uma rua de mao unica ele nao precisava se preocupar em olhar pros dois lados. ele pensou que se viesse olhando pra origem do trafego de longe ele nao precisaria reduzir nem mesmo parar antes de entrar na principal porque todos sabem que reduzir e parar quando voce esta de moto é pouco pratico. esse genio dos motores teria nos acertado em cheio se nao fosse a minha neura de reduzir e olhar mesmo estando na principal. eu freiei. minha filha se assutou, porque mesmo prestando atençao e indo devagar ela sentiu a parada. o genio dos motores responsavel por essa direçao exemplar percebeu a besteira que estava fazendo quando ja tinha passado da faixa da ciclovia e estava com a roda da frente na rua propriamente dita. quando ele nos viu, se assustou, freiou e quase caiu. QUASE. pena. mesmo.

e embora a pessoa tenha mantido a compostura para nao assustar ainda mais a filha, que se sentiu ofendida como quando voce passa num buraco rapido demais, o sangue ficou fervendo. e ficou a vontade de dar aquela cabeça vazia em pasto a vespas no melhor estilo hannibal. e isso é tudo. amanha, mesmo que chegue o segundo sol, voltaremos ao percurso habitual, porque nao posso esperar ter sempre sorte, e porque idiotas existem e transitam livremente pelas ruas.

alguma neura tua ja foi justificada? 

1 comment:

  1. Por enquanto não tive tempo para avaliar bem. Porém, duas situações já ocorreram. Uma foi em relação a ir na rua com ela sem o sling ou carrinho (eu insistia no uso e o pai não). Acabei convencendo do contrario deixando ele dar um passeio nessas condições. Rapidamente percebeu q precisava das duas mãos nela ou um acidente podia acontecer.
    A outra situação era sobre visitas muito longas em casa. A agitação que ela ficou dps foi a prova de q minha preocupação tinha razão de ser. E não voltou a ocorrer.

    Infelizmente, tive q passar pelas situações para q fosse ouvida. Ainda bem q nada mais sério ocorreu com vcs.

    ReplyDelete